Sedena reforçou a segurança em Nuevo Laredo com quase mil soldados

Diante do aumento da violência em Nuevo Laredo, Tamaulipas, devido a confrontos entre grupos criminosos rivais, bem como ataques a civis devido à captura de traficantes, forçou o governo federal a tomar medidas para diminuir ou erradicar esse clima de terror.

Por meio da Secretaria de Defesa Nacional (Sedena), o território Tamaulipas foi fortalecido com quase mil elementos. Os primeiros 738 soldados foram mobilizados na última terça-feira, 15 de março, junto com quatro helicópteros baleados.

Na tarde de 18 de março, 250 elementos pertencentes às Unidades das Forças Especiais chegaram como parte da Força-Tarefa Conjunta “México” para inibir as atividades do crime organizado naquele município.

O comunicado emitido pelo órgão federal afirma que a principal missão dessas unidades é “fortalecer o Estado de Direito e colaborar com as autoridades na detenção de membros do crime organizado, agindo em todos os momentos com pleno respeito aos direitos humanos”.

Sedena reforçou a segurança em Nuevo Laredo, Tamaulipas
250 elementos chegaram a Nuevo Laredo em 18 de março (Foto: Sedena)

Ele acrescentou que entre os recursos a serem realizados estão sua mobilidade e capacidade de implantação, as armas, materiais, equipamentos e treinamento especializado que eles têm para operações urbanas, o que fortalecerá as operações interagências realizadas em coordenação com a Secretaria de Segurança e Proteção. Cidadão e o Gabinete do Procurador-Geral da República, bem como com as autoridades estaduais e municipais.

“Essas atividades reafirmam a indeclinável decisão do governo federal de continuar a agir contra o crime organizado, atendendo às necessidades que a sociedade tamaulipas exige”, diz o boletim.

Todas essas medidas e reforços enviados a Nuevo Laredo foram tomadas para todos os eventos resultantes da captura de Juan Gerardo Treviño Chávez, El Huevo, líder do Cartel do Nordeste, no último domingo, 13 de março.

Por exemplo, dois dias depois, terça-feira, 15 de março, após a captura do capo, membros da organização criminosa que ele liderava exigiram sua libertação realizando 38 ataques com armas de fogo contra bases militares e casas de civis.

Mais tarde, no dia 17 do mesmo mês, o governo de Tamaulipas anunciou que um casal compareceu perante o Primeiro Cartório de Registro Civil em Nuevo Laredo para solicitar o ato de nascimento do capo.

Sedena reforçou a segurança em Nuevo Laredo, Tamaulipas
O SSP de Tamaulipas informou que desde 15 de março as atividades normais foram retomadas em Nuevo Laredo (Foto: Sedena)

As pessoas se identificaram como o advogado e o pai de Treviño Chávez, que garantiu que estavam apenas procurando a emissão desse documento. No entanto, as autoridades garantiram que o Registro de Nascimento solicitado foi cancelado em 13 de novembro de 2020, uma vez que a geração do mesmo foi realizada por meio do uso de dados falsos.

Percebendo que não teriam sucesso, ambos os sujeitos deixaram o local, embora retornassem momentos depois acompanhados por um grupo de civis armados, com os quais, sob ameaças, solicitaram algum reconhecimento da existência da certidão de nascimento referida.

Essa situação violenta também levou ao fechamento de algumas atividades, a suspensão das atividades nos Estados Unidos. consulado, bem como um alerta de viagem emitido pelo Departamento de Estado dos EUA (DoS) para impedir que seus cidadãos se dirijam a esse destino fronteiriço; além disso, autorizou a saída de seu pessoal do consulado não emergencial.

Até agora, parece que as estratégias adotadas para reduzir a violência estão dando frutos, como informou o Ministério da Segurança Pública de Tamaulipas que “a convivência social e as atividades econômicas e sociais estão se desenvolvendo com calma e normalmente em Nuevo Laredo”.

Foi detalhado que o programa Corredor Seguro foi reforçado na área de pontes internacionais e estradas principais da cidade. Além disso, haverá um maior afluxo de policiais nos pontos com maior número de pessoas.

CONTINUE LENDO:

Quem é o Treviño Egg, o líder do Cartel Nordeste capturado em Nuevo Laredo

“El Huevo” Treviño, líder do Cartel do Nordeste, foi deportado para os Estados Unidos

Por que a prisão do “Ovo” é uma das “mais importantes da última década”, segundo Marcelo Ebrard

Sé el primero en comentar en"Sedena reforçou a segurança em Nuevo Laredo com quase mil soldados"

Dejá un comentario

Tu dirección de Correo Electrónico no será compartida


*