Pelo menos oito mortos em um ataque terrorista na Somália contra escritórios da ONU e missões diplomáticas

A general view shows planes parked at the Adan Abdulle International Airport in Mogadishu, Somalia March 23, 2022. REUTERS/Feisal Omar
A general view shows planes parked at the Adan Abdulle International Airport in Mogadishu, Somalia March 23, 2022. REUTERS/Feisal Omar (FEISAL OMAR/)

Pelo menos oito pessoas foram mortas na quarta-feira e onze ficaram feridas num ataque do grupo jihadista somali Al Shabab no aeroporto internacional de Mogadíscio, capital do país, que por sua vez abriga um complexo com escritórios da ONU, confirmou a polícia local à agência noticiosa Efe.

“Estou testemunhando o incêndio, a fumaça sai das lojas (…). Há mortos e feridos que foram levados para o hospital”, disse à Efe o policial Mohamed Adam, que testemunhou o ataque.

“O ataque resultou na morte de oito pessoas, incluindo dois policiais, um militar da AMISOM (a Missão da União Africana na Somália) e cinco civis”, disse Adam.

As forças de segurança da Somália repeliram o ataque, matando dois dos agressores, disse o comandante da polícia general Abdi Hassan Hijar à agência de notícias somali.

Os atacantes, armados com armas e granadas, posaram como funcionários do aeroporto quando lançaram o ataque, acrescentou o comandante da polícia.

Infobae
Fumaça saindo de contêineres perto do Aeroporto Internacional Adan Abdulle em Mogadíscio, Somália, em 23 de março de 2022. REUTERS/Feisal Omar

Os dois agressores tentaram entrar em uma base militar localizada dentro do Aeroporto Internacional Aden Abdulle de Mogadíscio, mas foram bloqueados, disse o porta-voz sênior da polícia Abdifitah Adan. Três policiais ficaram feridos, acrescentou.

O grupo islâmico Al-Shabab assumiu a responsabilidade pelo fato, afirmando que seus combatentes conseguiram penetrar em um complexo onde várias missões diplomáticas estão localizadas.

Uma densa coluna de fumaça negra emanou do local onde uma bala perdida atingiu um tanque de combustível, disse à agência de notícias AP Awil Abdi, testemunha do incidente.

Todos os voos, domésticos e internacionais, foram suspensos após o ataque, informou o aeroporto em comunicado.

O Al-Shabab frequentemente realiza ataques mortais em Mogadíscio e outras partes da Somália. Os rebeldes desejam impor a estrita lei islâmica da Sharia, se opor ao governo de Mogadíscio e à presença de forças de paz internacionais.

(Com informações da EFE e AP)

CONTINUE LENDO:

Quatro pessoas foram atropeladas e esfaqueadas até a morte em um ataque terrorista no sul de Israel

O momento em que o terrorista Beersheva foi morto por um civil depois de esfaquear várias pessoas

Finlândia: Cinco homens que preparavam um ataque terrorista foram presos

Sé el primero en comentar en"Pelo menos oito mortos em um ataque terrorista na Somália contra escritórios da ONU e missões diplomáticas"

Dejá un comentario

Tu dirección de Correo Electrónico no será compartida


*