Após a abertura do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA) em 21 de março, a questão permanece na boca de todos, principalmente por causa dos comentários de centenas de pessoas contra o projeto e a forma como ele se desenrolou.
Entre os milhares de comentários, vídeos e imagens de vendedores ambulantes, a falta de água nos banheiros, bem como os poucos estabelecimentos dentro do local, sem contar o design das instalações, o que resultou na classificação como “usina de avião” ou “caminhoneiro”.
Houve outros comentários reclamando de vendedores informais, como a viralização do vendedor de tlayudas no aeroporto, aludindo que era um “mercado popular” em vez de um aeroporto internacional de “primeiro mundo”.
Esses comentários despertaram a indignação de centenas de pessoas nas redes sociais com o classismo de vários dos afastadores. Outros compararam o design da AIFA com modelos e imagens do Novo Aeroporto Internacional do México (NAIM), que seria construído no Lago Texcoco.
Entre eles estava o deputado Gabriel Quadri. O legislador do Partido da Ação Nacional (PAN) descobriu-se como um dos candidatos às eleições presidenciais de 2024 no início de março, e assegurou que como candidato ao concurso, retomará com a construção do NAIM.
Deve-se notar que o deputado já havia tornado público seu plano de reconstruir o aeroporto em 20 de março. Em um vídeo compartilhado em sua conta oficial no Twitter, ele comentou que a reconstrução do NAIM foi um dos principais passos na realização da “reconstrução nacional”: “será o orgulho nacional e um fator de competitividade” em comparação com o de Santa Lúcia, que ele descreveu como “mainstream, medíocre, periférico e marginal”.
Da mesma forma, ele foi contra a decisão do governo pelo decreto que declarou a área do Lago Texcoco uma Área Natural Protegida nesta terça-feira, 22 de março.
“Zombaria cínica de López ao declarar como uma Área Natural Protegida ao copo de Texcoco. É um terreno baldio, totalmente alterado. Ele faz isso para tentar impedir a retomada do NAIM em 2024. Um simples decreto presidencial iria reverter isso…”
Junto com sua mensagem irritada, ele compartilhou um suposto vídeo do local publicado pelo escritor Rubén Cortés, que comentou que o local declarado como Área Natural Protegida, parecia mais uma “paisagem lunar” porque nele “Nem um peixe nada, nenhum pato voa: não é um lago”.
Por esse motivo, momentos depois, ele mencionou que, se ganhasse a presidência, procuraria reverter o decreto, por considerá-lo uma “zombaria cínica” de Andrés Manuel López Obrador: “Decretar o Texcoco, uma poça fedorenta, como Área Natural Protegida, é um escárnio perverso contra a conservação da biodiversidade . Vamos reverter esse decreto em 2024…”, escreveu o deputado federal.
Deve ser esclarecido que ele não foi o único político que se posicionou desta forma, uma vez que a deputada do PAN, Lilly Tellez, compartilhou em sua conta oficial no Twitter que o NAIM também seria reconstruído em Texcoco durante 2024.
Assim como Quadri, ele comentou que no próximo mandato de seis anos “esse decreto será revertido. O NAIM será uma realidade assim que tirarmos esses leprosos do poder. O primeiro voo será para o Canadá, como símbolo da aspiração dos cidadãos por um país seguro, com o Estado de Direito, a educação, a saúde, a prosperidade e a liberdade”, escreveu em 22 de março, embora não tenha mencionado nada sobre sua candidatura.
CONTINUE LENDO:
Povos indígenas de Tecámac protestaram na inauguração da AIFA
Sé el primero en comentar en"Gabriel Quadri propôs retomar a construção do NAIM em 2024: “Será orgulho nacional”"